Sábado – Pense por si

Quando Sá Carneiro tentou negociar o futuro do País com o PS de Mário Soares

Diogo Barreto
Diogo Barreto 05 de outubro de 2024 às 13:55

Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos têm trocado propostas e contrapropostas para aprovarem o OE para 2025. Em 1979, Sá Carneiro pediu a Soares que PS e PSD se unissem pelo bem do País.

Quatro anos depois do 25 de Abril, em 1978, o País estava ainda politicamente bastante instável. Depois de uma derrocada na bancada social-democrata e do chumbo do Plano e o Orçamento Geral do Estado para 1979, Francisco Sá Carneiro, então líder do PSD, propôs um acordo de aliança a Mário Soares, do PS, para combater uma aliança de direita e o presidente Eanes. A história desses tempos é contada em entrevista por Mário Soares à jornalista Maria João Avillez e publicada no livro A História Contada com Maria João Avillez, reeditado esta semana. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.