Sábado – Pense por si

PSP avisa para cyberbullying durante aulas à distância

Diogo Barreto
Diogo Barreto 08 de fevereiro de 2021 às 08:11
As mais lidas

O ano passado o cyberbullying representou 40% das queixas de bullying detetadas pela PSP. Autoridades temem que casos aumentem com o confinamento.

"A continuação do ano letivo, agora no formato online, tem o potencial de fazer crescer ocyberbullying", avisa a Polícia de Segurança Pública em comunicado esta segunda-feira, dia em que se inicia oficialmente o ensino à distância. 

A PSP avisa que o regresso às aulas a partir de casa pode fazer "crescer ocyberbullyingenquanto epifenómeno debullyingque, por meio das tecnologias de informação (redes sociais, plataformas de mensagens, jogos ou mensagens de texto), consubstancia os mesmos crimes de agressão, ameaça, injúria, difamação, perseguição ou devassa da vida privada".

A autoridade lembra os potenciais perigos que ocyberbullyingacarreta no processo de desenvolvimento de crianças e jovens e alerta para a necessidade de sinalizar e intervir nestas situações sempre que necessário.

"A PSP tem desenvolvido permanentemente em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, ações de sensibilização direcionadas para a comunidade escolar do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, dedicadas à prevenção e deteção de situações debullyingecyberbullying. Estas ações visaram sensibilizar alunos, pais, professores e assistentes operacionais para este tipo de violência, bem como consciencializar e capacitar este público para detetar sinais de alerta e apoiar e encaminhar vítimas e agressores", pode ainda ler-se no comunicado.

Nos últimos dois anos, o programa Escola Segura dedicou 2.710 iniciativas nas escolas dedicadas aocyberbullyingpara um total de 65 mil alunos. A PSP revela que nos últimos anos se tem observado uma diminuição das ofensas "corporais e um aumento da frequência das injúrias e ameaças, estas frequentemente dirigidas comocyberbullying". "Estas últimas, que representavam no ano letivo 2013/2014, 29% das ocorrências, chegam aos 40% do total de ocorrências no último ano", pode ainda ler-se.

É com base na análise desta tendência crescente que a PSP alerta pais, educadores, professores e alunos para o potencial de aumento docyberbullyingno atual contexto de escolaridade online, comportamento que deve continuar a ser reportado à escola e à PSP.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.