Sábado – Pense por si

Psicólogos podem medir sofrimento para a eutanásia? Constitucional diz que sim, profissionais dizem que não

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 16 de março de 2021 às 20:00

No parecer em que chumba a lei da eutanásia, o Tribunal Constitucional avalia o conceito de "sofrimento intolerável" em que o requente tem de estar. Considera que ao contrário das dúvidas de Marcelo Rebelo de Sousa, existem mecanismos para medir a dor, embora esta seja subjetiva. "Incongruente", aponta Miguel Ricou da Ordem dos Psicólogos.

A Ordem dos Psicólogos aponta o dedo ao parecer do Tribunal Constitucional (TC) sobre a lei da antecipação da morte medicamente assistida não punível, vulgarmente conhecida como eutanásia. Os juízes consideraram a lei inconstitucional tendo analisado os pontos em que o Presidente da República tinha mostrado dúvidas. Ora, um desses pontos era a questão da definição do "sofrimento intolerável", uma das condições para que se possa pedir a eutanásia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.