Daniel tem uma doença tão rara que não tem nome
Começou a pôr os pés no chão aos 2 anos, não fala e ninguém sabe qual será o seu futuro. Só há mais 27 casos no mundo com a mesma mutação genética desta criança portuguesa.
Começou a pôr os pés no chão aos 2 anos, não fala e ninguém sabe qual será o seu futuro. Só há mais 27 casos no mundo com a mesma mutação genética desta criança portuguesa.
Fernando procurou respostas no algoritmo, quando foi traído pela “ex” e ficou destroçado. Maria sentiu que não estava a evoluir na terapia convencional e questionou online. Alice fala-lhe sobre ansiedade. Psicólogos e Ordem profissional alertam para os perigos do Chat GPT entre os mais vulneráveis. A ferramenta massifica-se em Portugal no último ano e meio.
A nossa capacidade de decidir decorre e é influenciada por características, capacidades e competências "internas" de cada pessoa. Mas decorre, também, das expectativas, necessidades e circunstâncias da pessoa, no momento específico da decisão, e de um sem número de outros elementos externos.
A partir da aprovação em Conselho de Ministros, começam a contar dois meses para que seja publicado em Diário da República. Mas intervenientes avisam que muito há por fazer.
Psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas portugueses chamam a atenção para a importância de proteger os pacientes durante estes "estados vulneráveis de consciência alterada", sublinhando que as drogas psicadélicas são cada vez mais reconhecidas pelos seus potenciais atributos terapêuticos.
A votação do projeto de lei sobre a morte medicamente assistida na Assembleia da República dura há três legislaturas, desde 2018. Esta quarta-feira foi novamente adiada, desta vez por uma semana.
Tudo aponta para que esta tarde, uma vez mais, a morte assistida seja aprovada em Parlamento mas os especialistas não têm dúvidas de que da teoria à prática o caminho vai ser longo e muito complexo.
Geriram a pandemia, apoiaram os necessitados, trabalharam em supermercados e hospitais – e fizeram-nos rir. Estas pessoas ajudaram-nos a ultrapassar o ano mais desafiante de sempre.
No parecer em que chumba a lei da eutanásia, o Tribunal Constitucional avalia o conceito de "sofrimento intolerável" em que o requente tem de estar. Considera que ao contrário das dúvidas de Marcelo Rebelo de Sousa, existem mecanismos para medir a dor, embora esta seja subjetiva. "Incongruente", aponta Miguel Ricou da Ordem dos Psicólogos.
Para Miguel Ricou, manter as rotinas é importante, primeiro porque "ajuda a gerir o tempo" e, depois, porque "nos distraem de nós próprios".
Nesta altura de isolamento, não deve ter medo de ter medo e é bom que mantenha rotinas. A situação é "brutal", reconhecem os médicos.
Investigadores do CINTESIS ouviram 251 profissionais de seis hospitais e de 15 centros de saúde da região Norte do país.
Maria José Vilaça realiza terapias para 'reverter' sexualidade. Especialista desrespeita o código deontológico da profissão.
"Os psicólogos podem e devem ser ouvidos no debate em torno da legalização da eutanásia e do suicídio assistido", indica um estudo.
Investigadores propõem um aprofundamento do conhecimento científico na área da eutanásia.
Produtora do programa da SIC, SuperNanny, terá pedido um parecer à Ordem em Março de 2016.