Sábado – Pense por si

PSD: Quem está a aquecer os motores para a corrida?

Margarida Davim
Margarida Davim 18 de março de 2022 às 08:00

Luís Montenegro parte com avanço para a sucessão de Rui Rio. Mas ainda não sabe se estará sozinho na corrida. Paulo Rangel já saltou fora, mas há outros nomes em reflexão.

Os militantes do PSD votam no dia 28 de maio, mas o partido está a mexer-se nos bastidores desde a derrota nas legislativas de 30 de janeiro. Luís Montenegro foi, na prática, obrigado a saltar para a corrida antes do que queria, mas isso não lhe beliscou – pelo menos por enquanto – o estatuto de favorito. A vantagem de que goza não significa, porém, que esteja a correr sozinho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.