NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Fonte dos socialistas indica ainda que o convite "foi aceite". Os novos órgãos nacionais do partido vão ser eleitos no congresso que vai decorrer entre 5 e 7 de janeiro.
O novo secretário-geral do PS convidou Carlos César para se manter como presidente do partido, um convite que foi aceite, anunciou esta sexta-feira fonte dos socialistas.
LUÍS FORRA/LUSA
"O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, convidou Carlos César para presidente do Partido Socialista, convite esse que foi aceite", referiu a mesma fonte, ao adiantar que a candidatura do ex-líder parlamentar socialista "será, ao que tudo indica, consensual".
O Congresso Nacional do PS, que vai eleger os novos órgãos nacionais do partido, terá lugar em Lisboa, entre 5 e 7 de janeiro.
Carlos César foi eleito presidente do PS no XX Congresso dos socialistas realizado em novembro de 2014.
Nesse congresso, o antigo presidente do Governo Regional dos Açores foi o candidato único ao cargo e foi eleito por voto secreto, sucedendo à ex-ministra socialista Maria de Belém Roseira, que tinha acedido a este lugar em 2011 por proposta do então líder, António José Seguro.
Além de presidente do Governo açoriano entre 1996 e 2012, Carlos César foi também líder parlamentar na Assembleia da República e é membro do Conselho de Estado e vice-presidente da Internacional Socialista desde 2016.
Carlos César e António Costa, além de amigos de longa data, seguiram quase sempre o mesmo percurso político desde que entraram para a Juventude Socialista (JS) no final da década de 70, altura em que ambos contactaram de perto com o ex-primeiro-ministro António Guterres e com o ex-secretário de Estado Arons de Carvalho.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.