Sábado – Pense por si

PS anuncia Comissão de Inquérito às contas e empresa de Montenegro

Pedro Nuno Santos refere que não exclui a possibilidade de o PS apresentar uma moção de censura, mas apenas "quando for o momento adequado para o fazer". 

O líder socialista Pedro Nuno Santos anunciou uma comissão parlamentar de inquérito potestativa às contas e à empresa de Luís Montenegro.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O secretário-geral do PS considerou que permanecem muitas dúvidas e que "o primeiro-ministro está a contribuir de forma ativa para a degradação das instituições do regime democrático" e diz que é urgente que Montenegro sane as dúvidas levantadas pela empresa que fundou. O líder socialista refere que a única alternativa que o Partido Socialista encontra para que essas explicações possam ser dadas é numa comissão de inquérito. "O nosso dever é fazer tudo que está ao nosso alcance para proteger o regime e isso implica nós fazermos tudo o que está ao nosso alcance para apurarmos a verdade. O PS apresentará na Assembleia da República um requerimento potestativo para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito", anunciou. 

O líder do PS disse que não faz este pedido "com gosto" e que sabe "quão duro é uma comissão parlamentar de inquérito". "Infelizmente o senhor primeiro-ministro não nos dá alternativa", acrescentou.

O líder socialista afirmou ainda que não vai abdicar de "nenhuma das figuras regimentais, nem da moção de censura", mas que só recorrerá à mesma "quando for o momento adequado para o fazer". 

Pedro Nuno Santos referiu ainda já ter pedido uma audiência ao Presidente da República.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.