Sábado – Pense por si

Protecção Civil prevê dominar fogo em Marvão "a meio da noite"

O alerta para o incêndio foi dado às 15:29 e durante a tarde o dispositivo foi reforçado, chegando a mobilizar oito meios aéreos.

Os responsáveis da Protecção Civil manifestaram-se hoje convictos de que o incêndio nas encostas do castelo de Marvão, Portalegre, seja dominado durante a noite, depois de o combate ter começado a evoluir de forma favorável.

O fogo deve estar "dominado daqui a poucas horas, a meio da noite", afirmou o Comandante Operacional Nacional (CONAC), Duarte da Costa, numa conferência de imprensa, na sede da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), em Carnaxide, Oeiras, onde foi feito o ponto de situação sobre as operações da Protecção Civil nos últimos dias.

Os responsáveis locais da Protecção Civil adiantaram à agência Lusa que as operações de combate às chamas "estão a evoluir favoravelmente" e que "30 a 40 por cento" do perímetro do fogo estava dominado, cerca das 23:00.

"Prevemos que, a meio da noite, o fogo esteja totalmente dominado", disse o 2.º comandante operacional distrital de Portalegre, Bruno Marques.

Depois de desmobilizados os meios aéreos, com o cair da noite, o combate às chamas envolviam, cerca das 23:00, um total de 223 operacionais, com o apoio de 72 veículos, incluindo grupos de reforço oriundos do Porto, Lisboa, Castelo Branco e da Força Especial de Bombeiros.

Segundo Bruno Marques, não há habitações em perigo, nem se registaram danos pessoais, até às 23:00.

O alerta para o incêndio foi dado às 15:29 e durante a tarde o dispositivo foi reforçado, chegando a mobilizar oito meios aéreos, incluindo um espanhol.

O trabalho dos bombeiros tem sido dificultado pelo "declive bastante acentuado" do terreno, onde arde mato e pinhal, entre a localidade de Portagem e a vila histórica de Marvão.

A Estrada Nacional (EN) 359, entre Portagem e Marvão, está cortada ao trânsito.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.