Sábado – Pense por si

Professores. Governo quer fechar diploma dos concursos e oferecer promessa de revisão da carreira

Margarida Davim
Margarida Davim 08 de março de 2023 às 20:00

João Costa anunciou "aproximações" e os professores esperam para ver o que será apresentado na reunião desta quinta-feira. Mas a expectativa é baixa. "É mais um discurso para a opinião pública", diz Mário Nogueira à SÁBADO.

Na véspera daquela que será a última reunião sobre recrutamento e colocações de professores, os serviços do Ministério da Educação reuniram para acertos finais na proposta que será apresentada aos sindicatos. Um dia antes, João Costa tinha dito aos jornalistas, em Bruxelas, que o Governo estava a fazer aproximações "quase históricas" às reivindicações dos sindicatos. Em causa estará a criação de índices remuneratórios para docentes contratados e alterações na mobilidade interna de professores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.