A 28 de Maio, o projecto de despacho sobre a organização do ano lectivo 2018/19 que não alterava os horários dos professores foi tornado público. Nesse dia, as estruturas sindicais decidiram avançar com novo protesto, tendo sido convocada greve às avaliações a partir de 18 de Junho.
"Quando hoje [28 de Maio] somos confrontados com um projecto que repete o que já existe, e a grande expectativa sobre os horários recaía precisamente sobre este documento, isso é gozar com as pessoas.São compromissos que vêm de Novembro. Não começámos a falar no assunto agora. Estamos em fim de maio e o que eles dizem é que para o ano é tudo igual. Não dá para esperar mais. Este pré-aviso, com esta distância toda, tem também um motivo, que é dizer ao ministro que não estamos a ameaçar, a fazer bluff ou a brincar. Estamos a dizer que têm que atender àquilo com que se comprometeram", disse na altura Mário Nogueira, em declarações à Lusa.
Para a reunião a Fenprof exige que o ministro respeite os compromissos que assumiu a 18 de Novembro de 2017 e que dizem respeito "a contagem integral do tempo de serviço, aprovação de regras próprias para aposentação dos professores, a inclusão, no despacho de organização do ano lectivo, de normas que permitam repor o horário em 35 horas semanais efectivas, o reconhecimento dos problemas que foram criados no âmbito dos concursos e a disponibilidade para os resolver".
A FNE afirmou, em comunicado, que o encontro irá servir para fazer a "apreciação profundamente negativa" da concretização da declaração de compromissos de Novembro. "Horários de trabalho que permitam o desenvolvimento de um bom trabalho com os alunos e por causa dos alunos; regras claras para os concursos os professores, sem atropelos e mudanças de critérios, feitas às escondidas, sem conhecimento prévio dos interessados e sem qualquer preocupação do envolvimento destes nos processos de decisão naquilo que lhes diz respeito".
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Ambulâncias fazem fila junto ao hospital de Torres Vedras
Atriz Maria Vieira desvaloriza insultos e atribui-os à boa disposição de Ventura
PGR abre inquérito ao caso do procurador europeu após queixa do bastonário dos advogados
Covid-19: Marcelo admite que período de confinamento dure até março
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.