Sábado – Pense por si

Professores avançam para greve em Março

15 de fevereiro de 2018 às 18:22
As mais lidas

Protesto vai decorrer faseadamente e é convocado por 10 estruturas sindicais

Os professores marcaram uma greve entre 13 e 16 de Março, confirmaram esta quinta-feiras as organizações sindicais do sector. 

Em conferência de imprensa junto ao Ministério da Educação, em Lisboa, as organizações explicaram que o protesto vai decorrer faseadamente, por regiões, e é convocado por 10 estruturas sindicais, entre elas a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE).

A paralisação vai decorrer no dia 13 na região de Lisboa e na Madeira, a 14 no Sul, a 15 no centro do país, e a 16 no Porto e nos Açores.

O pré-aviso será entregue depois de uma reunião a realizar em 28 de Fevereiro com a tutela, anunciou o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, em nome das estruturas sindicais. "O problema não são reuniões, temos tido reuniões, o que falta é a luta dos professores para pressionar o ministério" a resolver as questões que têm estado em cima da mesa, disse o dirigente sindical.

Os professores assumem esta forma de luta em protesto pela falta de avanços em questões como o reposicionamento na carreira, a recuperação do tempo de serviço, os horários de trabalho e um regime específico de aposentação.

Hoje entregaram no Ministério da Educação um parecer jurídico a sustentar a posição que defendem para o reposicionamento na carreira.

Depois de um compromisso assumido com o Ministério da Educação no ano passado, os sindicatos afirmam que as questões relacionadas com a redefinição dos horários (componente letiva e não letiva) e a criação de um regime especial de aposentação estão "a zeros".

A posição das organizações foi transmitida depois uma nova ronda negocial inconclusiva com o Ministério da Educação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.