Sábado – Pense por si

Processos por suspeitas de corrupção aumentaram 42% em 2021

Os crimes de branqueamento de capitais, na categoria da criminalidade contra o Estado, foram os crimes de corrupção que atingiram o número mais elevado, com 658 processos abertos em 2021.

Deram entrada na Polícia Judiciária 705 novos processos de suspeitas de corrupção em 2021, num total de 44.565 inquéritos abertos por esta polícia. Este valor é 42% superior ao número de novas entradas destes processos ao que se registou em 2020,avança o Diário de Notícias.

Os números foram particularmente altos no que diz respeito ao crime de branqueamento de capitais, na categoria de criminalidade contra o Estado. No total, foram 658 novos casos abertos neste modalidade, referem as estatísticas da Direção-Geral das Políticas de Justiça (DGPJ)


O aumento destes casos acompanha a tendência geral de crescimento registada em 2021, depois de uma diminuição nos anos anteriores. Ainda de acordo com o DN, no ano passado, foi batido o recorde de inquéritos pendentes, com um total de 909 inquéritos pendentes, um aumento de 15% em relação a 2020 e de 48% em comparação com 2017. No caso dos casos de corrupção, os pendentes cresceram 52% em relação a 2020.


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres