Sábado – Pense por si

Primo de Sócrates era herdeiro de Carlos Santos Silva

António José Vilela
António José Vilela 07 de abril de 2017 às 07:27

Os investigadores da Operação Marquês encontraram um cofre na Suíça. Lá dentro estavam documentos que alegadamente provam que José Paulo herdaria 80% das contas de uma offshore do testa de ferro de Sócrates.

A tese final do Ministério Público (MP) na Operação Marquês estará já delimitada e aponta para o facto de José Sócrates ter sido corrompido com a ajuda de dois testas-de-ferro, o primo José Paulo Pinto de Sousa e o amigo Carlos Santos Silva, que abriram contas bancárias na Suíça e usaram durante anos diversas entidades offshore para dissimular o dinheiro da corrupção. Aliás, segundo consta no relato do último auto de interrogatório de Sócrates, foi o antigo político que até apresentou Santos Silva ao tio, António Pinto de Sousa (já falecido), o pai de José Paulo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.