Sábado – Pense por si

Portugal vai exportar hidrogénio produzido a partir de renováveis para Holanda

23 de setembro de 2020 às 16:08
Capa da Sábado Edição 15 a 21 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de outubro
As mais lidas

Ministério do Ambiente anunciou acordo que prevê "a produção e o transporte de hidrogénio verde" de Portugal para a Holanda numa ligação entre os portos de Sines e de Roterdão.

Portugal vai produzir hidrogénio a partir de fontes renováveis para exportar para a Holanda, acordaram hoje ambos os países com um memorando comum, divulgou hoje o Ministério do Ambiente.

Em comunicado, a tutela afirma que o entendimento vai "ligar os planos de hidrogénio de Portugal e dos Países baixos para 2030", prevendo-se "a produção e o transporte de hidrogénio verde" de Portugal para a Holanda numa ligação entre os portos de Sines e de Roterdão.

Essa colaboração bilateral poderá vir a candidatar-se a Projeto Importante de Interesse Comum Europeu, uma figura que possibilita financiamentos europeus a projetos partilhados de estados-membros.

Portugal e a Holanda querem "a criação de um verdadeiro mercado internacional do hidrogénio", com regras de mercado que possibilitem a sua exportação.

Nas Grandes Opções do Plano, Portugal assume que o projeto deverá começar a ser aplicado no ano que vem, referindo-se ainda que "durante 2020, serão aprovados os procedimentos necessários aplicáveis às várias vertentes da cadeia de valor dos gases renováveis, incluindo o licenciamento de instalações e a regulamentação da injeção de hidrogénio nas redes de gás natural".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.