NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Graça Freitas apontou que o vírus que está a circular é do tipo B, o que indicia uma época gripal que será menos grave. Ajudam também conjunto com as temperaturas moderadas e o facto de mais de dois milhões se terem vacinado.
Portugal está em "franca atividade" epidémicagripal, mas a sua incidência é "bastante moderada", afirmou esta quinta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
"Estamos acima da linha basal, estamos em atividade epidémica", declarou Graça Freitas, adiantando essa linha começou a subir "lentamente já a algumas semanas", o que fez prever que o pico aconteceria na última semana de dezembro em Portugal continental ou na primeira semana de janeiro. Contudo, explicou, só se percebe que a atividade gripal está em pico quando "a curva começar a descer".
A atividade gripal em crianças e jovens "é sempre uma boa aproximação aos picos". "Normalmente, começa a aumentar muito nos muito pequenos, até aos cinco anos, e depois entre os cinco e os 16, porque estes são os que não têm imunidade nenhuma", adiantou.
Segundo Graça Freitas, a região norte é onde tradicionalmente a atividade gripal epidémica se manifesta mais cedo devido às temperaturas mais baixas e porque têm populações mais concentradas, o que facilita a transmissão da doença. "A região centro também tem neste momento bastante gripe e o sul está, como costuma estar todos os anos, tranquilo", referiu.
Portanto, "neste momento, a atividade gripal epidémica no nosso país é de incidência bastante moderada, não temos valores que indiquem gravidade até à data". De acordo com a diretora-geral da Saúde, há um aumento dos acionamentos do INEM, da procura do SNS24, das urgências e há uma tendência para aumentar as consultas nos centros de saúde, "mas tudo dentro de um quadro bastante moderado até à data".
Estamos a chegar àquela época do ano quando os espirros, tosse e narizes a pingar são protagonistas. A época das gripes aproxima-se, mas como se pode preparar para esta altura do ano? Revelamos-lhe alguns dos truques para fortalecer o seu sistema imunológico e assim reduzir as hipóteses de ficar doente.
Como "possíveis explicações" para esta moderação, Graça Freitas apontou que o vírus que está a circular, que neste momento é do tipo B, o que indicia uma época gripal que será menos grave, as temperaturas moderadas e o facto de mais de dois milhões se terem vacinado.
"Tudo indica que esta será uma época mais calma do que outras épocas de gripe, mas não sabemos", porque a situação pode alterar-se se o vírus sofrer uma mutação e se as temperaturas descerem, ressalvou.
Apesar de haver mais afluência aos serviços de urgência, "a subida não está a ser abrupta". "Nas últimas semanas, tem aumentado o número de pessoas que vai a um serviço de urgência", cerca de 112 mil episódios por semana, mas o índice de sobrecarga dos hospitais indica que nenhum está no encarnado.
Duas infeções virais, dois vírus diferentes. Veja os tratamentos. - Ciência & Saúde , Sábado.
Nos cuidados de saúde primários, há uma estabilidade e todos os outros indicadores de procura tem um ligeiro aumento, nomeadamente o INEM e SNS24, adiantou Graça Freitas, salientando que, "de um modo geral, os serviços estão a responder adequadamente". Os hospitais nestes dois meses de "grande procura" (dezembro e janeiro) acionam os seus planos, tendo já aberto cerca de um terço das camas.
Nos invernos adoece-se mais, vai-se aos hospitais e acaba-se por morrer mais nesta estação e, portanto, "é normal" que a partir de determinada altura os hospitais comecem a abrir mais camas e a redirecionar os doentes dentro do hospital em função das necessidades, frisou. "Muitos centros de saúde já têm o horário alargado" e, se for necessário, outros abrirão, concluiu.
Portugal em "franca atividade" epidémica gripal, mas incidência é "moderada"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.