Sábado – Pense por si

Porto separou este Natal mais 60% de resíduos recicláveis do que em 2018

27 de dezembro de 2019 às 18:35
As mais lidas

A câmara afirma que a estratégia delineada conjugou "o reforço dos meios envolvidos na recolha de resíduos da cidade" com uma "campanha de sensibilização" da população.

A quantidade de resíduos recicláveis recolhida pela Porto Ambiente entre 22 e 26 de dezembro aumentou 60% face a 2018, subindo para mais de 164.560 quilogramas, anunciou esta sexta-feira a Câmara do Porto.

A informação disponibilizada pela autarquia liderada pelo independente Rui Moreira acrescenta que a estratégia delineada pela empresa municipal Porto Ambiente conjugou "o reforço dos meios envolvidos na recolha de resíduos da cidade" com uma "campanha de sensibilização e alerta para a correta separação e deposição dos resíduos resultantes das caixas e embrulhos típicos desta quadra natalícia", facto que "permitiu atingir estes resultados".

Para esse efeito, a câmara divulgou que houve recolha todos os dias entre 22 e 26 de dezembro. No dia 22, "excecionalmente por ser domingo, saíram todos os circuitos de seletiva com o objetivo de reforçar a recolha de papel" e, na segunda-feira, "foram reforçados os circuitos de seletiva com o objetivo de recolher embalagens".

Na véspera de Natal, continua a autarquia, "foi antecipada a recolha noturna para a manhã e tarde, reforçando a recolha de papel e cartão", enquanto no dia seguinte o início da recolha deu-se "pelas 06h00, com enfoque preferencial nas zonas residenciais e com reforço para papel e cartão".

No dia 26 houve um "reforço da recolha de embalagens" a fim de "dar mais capacidade de receção nos ecopontos que, por sua vez, foi correspondido pela população".

Segundo os dados contabilizados pela empresa municipal que faz a gestão de resíduos urbanos e a limpeza do espaço público, estes "números são expressão da resposta massiva dos portuenses ao apelo para que participassem e contribuíssem para esta campanha, através da correta separação dos seus resíduos para que estes pudessem ser encaminhados para reciclagem".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres