Sábado – Pense por si

Polícias Municipais protestam por melhores salários e carreiras

Centenas de polícias municipais vão concentrar-se na quarta-feira e vão marchar até à residência oficial do primeiro-ministro.

Centenas de polícias municipais vão concentrar-se na quarta-feira, no Largo de Santos, em Lisboa, às 11h00, de onde partirão em marcha de protesto até à residência oficial do primeiro-ministro, anunciou esta segunda-feira o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP).

Em comunicado, o sindicato informa que a ação, organizada pelo SINTAP e pelo Sindicato Nacional das Polícias Municipais, "insere-se no âmbito da greve nacional das polícias municipais, que se realizará nesse mesmo dia".

O objectivo da greve, adianta a mesma nota, passa por "pressionar o Governo e sensibilizar a opinião pública para a degradação que ao longo dos anos tem vindo a verificar-se nos salários e nas carreiras" destes profissionais.

Os trabalhadores "debatem-se diariamente com graves problemas" devido ao "frágil estatuto a que estão sujeitos" e à "omissão legislativa causada pelo desinteresse dos sucessivos governos, incluindo o atual", do qual "não se conhece nenhum sinal de que pretenda pôr um ponto final nesta grave injustiça".

Assim, os profissionais exigem "a abertura de um processo negocial sério e consequente", sublinha o comunicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.