NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Em causa está uma operação de combate à corrupção.
A Polícia Judiciária (PJ),está a realizar desde as 9h desta terça-feira buscas por todo o País, no âmbito de uma operação de combate à corrupção, e a Reitoria da Universidade do Porto e o INEM fazem parte dos alvos, avança a CNN Portugal. Segundo informou a PJ em comunicado, já há seis detidos: são eles um administrador e três funcionários de uma empresa tecnológica, um funcionário de uma empresa concessionária e um funcionário público.
"A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, em dois inquéritos, um na titularidade do DIAP Regional do Porto e outro da Procuradoria Europeia, concretizou uma operação no âmbito da criminalidade económico-financeira, tendo procedido à detenção de seis pessoas", lê-se.
Esta operação intitulada de Nexus, que está a ser levada a cabo pela PJ, o Ministério Público do Porto e a Procuradoria Europeia, já colocou mais de 300 inspetores nas ruas, e em causa estão suspeitas de corrupção e fraude na obtenção de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), relacionados com a aquisição de sistemas informáticos, num esquema que terá lesado o Estado e a União Europeia em dezenas de milhões de euros.
À agência Lusa a Universidade do Porto confirmou estas buscas de que diz "estaria a ser vítima". "A Universidade do Porto recebeu hoje uma equipa de inspetores da Polícia Judiciária, a qual se encontra a recolher informação no âmbito da investigação de um processo de cartelização relacionado com a aquisição de material informático, do qual a U.Porto estaria a ser vítima", lê-se no comunicado.
E acrescentou: "A Universidade do Porto está a colaborar ativamente com o trabalho das autoridades e absolutamente empenhada no total esclarecimento de todos os factos relacionados com este processo, admitindo constituir-se como assistente no processo caso venham a ser deduzidas acusações contra algum dos seus funcionários."
O INEM também confirmou "a presença da Polícia Judiciária nas instalações do Instituto em Lisboa, no âmbito de um processo de investigação que envolve outras entidades". "O INEM encontra-se, naturalmente, a colaborar com as Autoridades, disponibilizando toda a informação solicitada", conclui.
Com Lusa
Notícia atualizada às 13h08 com o número de detidos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.