Suspeito ficou em prisão preventiva e aguarda o processo de extradição.
O fundador do Samourai Wallet, site utilizado para branquear fortunas de origem criminosa, foi detido na zona da grande Lisboa no âmbito de uma operação coordenada pelas autoridades norte-americanas. A Polícia Judiciária (PJ) participou nas diligências.
REUTERS/Kacper Pempel
Segundo explica a PJ em comunicado, o suspeito, administrador de uma carteira de criptoativos, é "o principal suspeito de uma rede usada em grande escala para branqueamento de capitais". Os serviços prestados tinham o intuito de branquear os rendimentos provenientes de atividades ilícitas.
Durante a investigação, foram recolhidos e partilhados elementos que relacionam os administradores da carteira de criptoativos "Samourai" com atividades de branqueamento de capitais.
"Desses serviços, destaca-se o "Whirlpool", um serviço de mistura de criptomoedas que envolve fundos potencialmente identificáveis ou 'contaminados' com outros, de modo a apagar o rasto e impossibilitar a identificação originária, bem como o seu congelamento pelas autoridades", escreve a PJ.
Terão sido movimentados mais de mil milhões de dólares (cerca de 930 milhões de euros) em bitcoins e mais de 680 milhões de dólares (cerca de 634 milhões de euros) em BTC, usados em transações Ricochet, uma plataforma de troca de criptoativos, que se dedica ao desenvolvimento de soluções exclusivas que permitem aos utilizadores investir os seus ativos criptográficos em tempo real.
A operação 'Samourai' foi desenvolvida em parte em Portugal pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à criminalidade Tecnológica da PJ. Foram efetuadas várias buscas domiciliárias que conduziram à apreensão de bens materiais de elevado valor monetário e de um acervo de bases de dados que permitirão determinar a total abrangência dos factos e a cabal incriminação dos autores.
O suspeito ficou em prisão preventiva e aguarda o processo de extradição.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.