Sábado – Pense por si

Para que servem os grupos de trabalho que o Governo nomeia?

Sara Capelo
Sara Capelo 16 de novembro de 2021 às 08:00

Grupos de trabalho anunciados pelo Governo há muitos. Alguns não chegam a sair do papel. Outros apresentam propostas que ficam por implementar. Dinheiro é o motivo.

Julian Perelman recebeu com entusiasmo a nomeação, em março de 2018, para a estrutura de missão para o programa orçamental da saúde. Era então Mário Centeno ministro das Finanças, com uma obsessão por “criar mecanismos de eficiência e maior controlo do aumento da despesa” na saúde. E na pasta da Saúde estava Adalberto Campos Fernandes, autor da célebre frase “Somos todos Centeno”. Todavia, o professor da Escola Nacional de Saúde Pública depressa percebeu que do trabalho que a pequena estrutura (composta apenas por ele e uma adjunta) produziu – e que foi “muito”, sublinha – “nada foi utilizado”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.