Quase metade das mulheres portuguesas já foram vítimas de violência. O número de homens não fica atrás
As mulheres não são apenas as principais vítimas, são também alvo de agressões mais violentas e sentem-se muito mais inseguras.
As mulheres não são apenas as principais vítimas, são também alvo de agressões mais violentas e sentem-se muito mais inseguras.
A desigualdade de género também está presente no contexto laboral, com registo de 23,8% de mulheres a afirmarem ter sido vítimas de assédio persistente e 12,3% de assédio sexual.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
O estudo mostra que a taxa de risco de pobreza absoluta é inferior à relativa em todas as regiões devido “ao elevado custo de vida".
As rendas altas e o aumento do custo de vida obrigam milhares de pessoas a ter dois empregos. Conheça quatro histórias de quem se desdobra entre aulas, hotéis, hospitais ou imobiliárias para conseguir pagar as contas ao fim do mês.
Esta medida, que foi alterada após negociações com o PS, vai abranger, segundo o ministro das Finanças, 350 a 400 mil jovens.
O PCP elogia o regime venezuelano: a culpa é dos Estados Unidos e a oposição é que é "de extrema-direita". E Marcelo teve um desarranjo gastrointestinal... não precisávamos de tanta informação.
Comentam política e economia nos canais informativos e recebem mensagens sexistas e ameaças de violação. Cinco especialistas contam à SÁBADO como lidam com os ataques discriminatórios.
No início deste ano letivo, quantas oportunidades para uma vida melhor ficaram por dar? Se quer mesmo marcar uma vida melhor para o seu bebé invista cedo na sua educação: e não se esqueça que a melhor creche para os seus filhos é fazer com que haja creches para todos.
A resposta: muito menos do que no início de 2022. O cabaz alimentar escolhido pela SÁBADO, com base nos dados da DECO/Proteste, está quase 30% mais caro. Preços estão a corrigir este ano, mas não voltarão ao que eram.
Os bebés filhos de quem não recebe subsídios são muito mais virtuosos que os outros. Pelo seu mérito e condição de nascimento, merecem ser beneficiários deste investimento público na sua educação desde a mais tenra idade.
Em Portugal, a habitação é a terceira maior preocupação, depois do aumento do custo de vida e da saúde, segundo o Eurobarómetro.
Dentro das escolas, os professores são o elemento com maior impacto nas notas dos alunos, na sua probabilidade de ganhar ordenados mais altos em adultos, e até no crescimento da economia. Em suma, sem professores não há futuro. O estado a que chegámos era, pois, um Estado sem futuro.
De acordo com os dados do relatório "Portugal, Balanço Social 2023" relativo a 2023, a taxa de risco de pobreza aumentou 0,6 pontos percentuais entre 2022 e 2023, passando de 16,4% para 17%.
Da política à cultura, do desporto à investigação, são talentos com provas dadas nas áreas de trabalho e casos sérios de sucesso, no presente e para o futuro. Eis 20 perfis para ficar a conhecer.
A sua newsletter de quinta-feira.