O aumento de casos nas últimas semanas fez subir o número de concelhos em risco extremo de 155 a 12 de janeiro para 215 a 18 de janeiro. Em Portugal continental apenas 67 não estão no pior escalão. Veja no mapa como está o seu.
O crescimento exponencial de contágios pelo coronavírus nas últimas semanas fez disparar o número de concelhos em risco extremo, que passaram de 155 a 12 de janeiro para 215 a 18 de janeiro, indicou esta segunda-feira a Direção-Geral de Saúde (DGS).
Isto significa que quase sete em cada 10 municípios (69,8%) encontram-se no nível mais elevado de risco epidemiológico. E dos 278 concelhos de Portugal continental somente 67 não estão no patamar mais grave. Na Madeira e Açores há agora quatro municípios em risco extremo, dois em cada uma das regiões autónomas.
Os concelhos em risco extremo registaram 960 ou mais casos por 100 mil habitantes em 14 dias.
Em risco muito elevado (480 a 960 casos) encontram-se 52 concelhos, menos 55 do que uma semana antes. Já os municípios em risco elevado (240 a 480 casos) são agora 22, mais seis do que na anterior listagem.
Em risco moderado, ou seja com menos de 240 casos, estão 19 concelhos, menos 11 do que a 12 de janeiro.
Em Portugal continental já só dois municípios estão no nível de risco mais baixo: Monchique e Carrazeda de Ansiães.
Ao contrário do que aconteceu em 2020, os diferents escalões não implicam medidas de restrição diferentes, já que todo o país está em confinamento.
Em 14 concelhos mais de 3% da população foi infetada em duas semanas
A incidência foi superior a 3.000 casos por 100 mil habitantes em 14 concelhos, o que significa que nestes territórios mais de 3% da população foi infetada entre 5 e 18 de janeiro.
E há mesmo dois concelhos onde esse valor superou os 6%: Aguiar da Beira e Cuba.
Lisboa regista mais de 500 novos casos por dia
Nestas duas semanas, Lisboa, que é o concelho mais populoso do país, somou mais 7.154 contágios, o que corresponde a mais de 520 novos casos diários.
O município da capital registou uma incidência de 1.404 novos casos por 100 mil habitantes.
...E há 30 concelhos com mais de mil casos em 14 dias
No total são 30 os concelhos que reportaram mais de um milhar de novas infeções entre 5 e 18 de janeiro.
A seguir a Lisboa surgem Sintra (5.390), Loures (3.105), Setúbal (2.564) e Amadora (2.441), num sinal de que a pandemia está a atingir particularmente a Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.