Sábado – Pense por si

Os truques dos debates na TV

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 16 de abril de 2025 às 23:00

Descontrolar Ventura com silêncios e calma. Irritar Pedro Nuno encostando-o à esquerda. Mudar de assunto quando este não agrada. Os livros por onde eles estudam.

"Pensa no debate como se fosse um jantar tenso com o teu sogro.” Foi provavelmente o conselho mais estranho que o publicitário e consultor político Edson Athayde já deu a um político durante a preparação para um debate televisivo. “A ideia era ajudar o candidato a manter a compostura, a respeitar o adversário, mas sem ceder o terreno. Funcionou surpreendentemente bem”, recorda um dos responsáveis pelas duas campanhas do socialista António Guterres. Já o ex-assessor da Iniciativa Liberal Octávio Lousada Oliveira, que ajudou a preparar João Cotrim de Figueiredo e Rui Rocha, afirma que o conselho mais estranho que deu foi “sugerir, por motivos estratégicos, que o candidato não atacasse o oponente”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.