Sábado – Pense por si

Os mas, mas, mas, mas de Marcelo

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 10 de junho de 2023 às 18:00

O Presidente promulga, porém, todavia, contudo... critica o que promulga. O novo padrão de Belém é um sistemático “eu estou a avisar”.

A 22 de maio, o Presidente da República promulgou o pacote de habitação do governo. Promulgou, mas... deixou críticas: “O presente diploma deveria ter sido submetido à Assembleia da República, por razões políticas, já que não é meramente orgânico ou processual.” Além disso, “não aproveita nem para ir mais fundo na recuperação de instituições essenciais para a sua aplicação” e nem sequer “espera por dois estudos mandados fazer pelo Governo”. Ou seja, o Governo contornou o parlamento, foi superficial e apressado. Acaso? Esta foi uma das primeiras promulgações em que, até pela importância do dossiê, foi notada a adversativa do Presidente a seguir ao “promulgo”, mas esse tem sido mesmo o novo padrão presidencial. Se for acaso, são já muitos acasos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.