Sábado – Pense por si

Ordem abre inquérito disciplinar a médico dos Comandos

Capitão Miguel Onofre Domingos terá ordenado a quatro militares que tinham desfalecido para rastejarem até à ambulância. Ordem dos Médicos vai investigar actuação

A Ordem dos Médicos abriu um inquérito disciplinar para averiguar o envolvimento do médico escalado para os exercícios dos Comando no domingo em que um militar morreu e outros tiveram de ser internados - um segundo militar viria a morrer uma semana mais tarde.

De acordo com o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, o inquérito disciplinar foi aberto com o objectivo de apurar "a envolvência" de um médico durante o treino do 127º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que começou a 4 de Setembro.

Em causa está a actuação do capitão Miguel Onofre Domingos, médico dos Comandos, que, segundo a edição desta terça-feira do Correio da Manhã, terá ordenado a quatro militares que tinham desfalecido para rastejarem até à ambulância. O médico terá depois saído durante duas horas, "deixando 25 vítimas - que considerou não urgentes - na tenda com dois enfermeiros", segundo o jornal.

Para a tarde desta terça-feira está agendado o interrogatório pelo Ministério Público de dois militares, no âmbito do inquérito onde se investigam as circunstâncias do treino que levaram à morte de alunos do curso de Comandos, segundo informou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

O Exército abriu dois processos disciplinares a militares por "indícios da prática de infracção disciplinar" no 127º curso de Comandos. Fonte do Exército disse à Lusa que os militares que foram alvo de processos disciplinares por "indícios de prática de infracção" no 127º curso de Comandos mantêm-se ao serviço e em funções no curso.

O processo de averiguações às circunstâncias da morte de dois instruendos no início do 127.º curso de Comandos, em Setembro, "é de natureza secreta até à acusação", segundo o RDM, frisou o porta-voz do Exército, na resposta enviada à Lusa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.