Capitão Miguel Onofre Domingos terá ordenado a quatro militares que tinham desfalecido para rastejarem até à ambulância. Ordem dos Médicos vai investigar actuação
A Ordem dos Médicos abriu um inquérito disciplinar para averiguar o envolvimento do médico escalado para os exercícios dos Comando no domingo em que um militar morreu e outros tiveram de ser internados - um segundo militar viria a morrer uma semana mais tarde.
De acordo com o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, o inquérito disciplinar foi aberto com o objectivo de apurar "a envolvência" de um médico durante o treino do 127º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que começou a 4 de Setembro.
Em causa está a actuação do capitão Miguel Onofre Domingos, médico dos Comandos, que, segundo a edição desta terça-feira doCorreio da Manhã, terá ordenado a quatro militares que tinham desfalecido para rastejarem até à ambulância. O médico terá depois saído durante duas horas, "deixando 25 vítimas - que considerou não urgentes - na tenda com dois enfermeiros", segundo o jornal.
Para a tarde desta terça-feira está agendado o interrogatório pelo Ministério Público de dois militares, no âmbito do inquérito onde se investigam as circunstâncias do treino que levaram à morte de alunos do curso de Comandos, segundo informou a Procuradoria-Geral da República (PGR).
O Exército abriu dois processos disciplinares a militares por "indícios da prática de infracção disciplinar" no 127º curso de Comandos. Fonte do Exército disse à Lusa que os militares que foram alvo de processos disciplinares por "indícios de prática de infracção" no 127º curso de Comandos mantêm-se ao serviço e em funções no curso.
O processo de averiguações às circunstâncias da morte de dois instruendos no início do 127.º curso de Comandos, em Setembro, "é de natureza secreta até à acusação", segundo o RDM, frisou o porta-voz do Exército, na resposta enviada à Lusa.
Ordem abre inquérito disciplinar a médico dos Comandos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."