Sábado – Pense por si

Orçamento para 2024: nunca um governo teve tanta margem

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 05 de outubro de 2023 às 10:00

Excedente antes do previsto, dívida em mínimo de 12 anos, emprego-recorde, receitas-recorde. Costa e Medina têm espaço inédito para escolher medidas de política pública no Orçamento para o próximo ano.

A dez dias de apresentar a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, Fernando Medina anunciou que a agência de rating Fitch voltou a pôr a dívida portuguesa no patamar mais elevado de solidez, o “A” – semanas antes outra das grandes agências, a Standard & Poor’s, fizera o mesmo. Longe está o tempo da classificação de “lixo” e das críticas às agências de rating: é a primeira vez em 12 anos que Portugal consegue a melhor avaliação de risco da dívida pública por duas grandes agências.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?