Sábado – Pense por si

Orçamento do Estado para 2026 aprovado na generalidade

Abstenção do PS ditou a viabilização do orçamento.

O Orçamento do Estado (OE) para 2026 foi esta terça-feira aprovado na generalidade.

Aprovação do Orçamento do Estado para 2026
Aprovação do Orçamento do Estado para 2026 MIGUEL A. LOPES/LUSA

O PS, JPP e PAN abstiveram-se, enquanto que o Chega, a Iniciativa Liberal, o Livre, o Bloco de Esquerda e o PCP votaram contra. Apenas o CDS-PP e o PSD votaram a favor.

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, já havia anunciado há duas semanas que o partido se iria abster em relação à proposta do Orçamento do Estado para 2026. O socialista justificou que esta era uma forma de "assegurar a estabilidade política" e, de facto, esta decisão fez com que a proposta do orçamento fosse esta terça-feira aprovada.

Já o voto contra do Chega foi anunciado enquanto ainda decorria o debate.

A discussão da proposta do Orçamento do Estado na especialidade começa já na quarta-feira, sendo que a votação final global está marcada para 27 de novembro.

Em atualização

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Tópicos Orçamento

As histórias de Balsemão

Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.