Sábado – Pense por si

Orçamento do Estado para 2026 aprovado na generalidade

Luana Augusto
Luana Augusto 28 de outubro de 2025 às 19:08
As mais lidas

Abstenção do PS ditou a viabilização do orçamento.

O Orçamento do Estado (OE) para 2026 foi esta terça-feira aprovado na generalidade.

Aprovação do Orçamento do Estado para 2026
Aprovação do Orçamento do Estado para 2026 MIGUEL A. LOPES/LUSA

O PS, JPP e PAN abstiveram-se, enquanto que o Chega, a Iniciativa Liberal, o Livre, o Bloco de Esquerda e o PCP votaram contra. Apenas o CDS-PP e o PSD votaram a favor.

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, já havia anunciado há duas semanas que o partido se iria abster em relação à proposta do Orçamento do Estado para 2026. O socialista justificou que esta era uma forma de "assegurar a estabilidade política" e, de facto, esta decisão fez com que a proposta do orçamento fosse esta terça-feira aprovada.

Já o voto contra do Chega foi anunciado enquanto ainda decorria o debate.

A discussão da proposta do Orçamento do Estado na especialidade começa já na quarta-feira, sendo que a votação final global está marcada para 27 de novembro.

Em atualização

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Tópicos Orçamento

Uma greve ao léu

O País, o Governo, os sindicatos e os assuntos em apreço continuam pendentes como, presumo, os parcos argumentos do manifestante que achou que a nudez era mensagem política.