À excepção da sessão de abertura, com David Justino, a iniciativa que se realiza ao longo do dia de hoje será debatida à porta fechada
O Conselho Nacional de Educação (CNE) junta esta segunda-feira, em Lisboa, onze ex-ministros da Educação e do Ensino Superior, para debater, ao longo de todo o dia, a Lei de Bases do Sistema Educativo.
Com esta iniciativa o CNE, actualmente presidido pelo ex-ministro da Educação David Justino, pretende lançar o projecto que "pretende levar a cabo ao longo do próximo ano sobre o estudo e avaliação da Lei de Bases do Sistema Educativo", de acordo com o comunicado deste órgão consultivo do Estado.
Eduardo Marçal Grilo, Guilherme d'Oliveira Martins, Maria da Graça Carvalho, Augusto Santos Silva, Maria do Carmo Seabra, David Justino, Maria de Lurdes Rodrigues, Roberto Carneiro, Júlio Pedrosa, Diamantino Durão e Isabel Alçada são os ex-governantes que vão discutir a lei fundamental da Educação em Portugal.
David Justino tinha assumido a avaliação da Lei de Bases do Sistema Educativo como uma prioridade do seu mandato à frente do CNE. No entanto, o ministro da Educação, Nuno Crato, afirmou na altura que a revisão da Lei de Bases não é urgente para o ministério.
Em entrevista à Lusa, por altura da tomada de posse, David Justino tinha adiantado que os conselheiros do CNE teriam pela frente o trabalho de fazer um balanço sobre a Lei de Bases da Educação, que em 2016 completa 30 anos, de forma a perceber "quais os aspectos que se mantém atuais".
A sessão plenária decorrerá à porta fechada, à excepção da sessão de abertura, com David Justino, marcada para as 10:30.
Onze ex-ministros debatem lei fundamental da Educação
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Novo Banco não encherá só os bolsos da Lone Star: no mundo ligado pela finança, os ganhos vão para bombeiros em LA, polícias em Chicago, professores no Texas
Por mais grave e chocante que o caso de Bolsonaro seja, a sua sentença é um sinal de funcionamento do regime democrático brasileiro e, por isso, um sinal de esperança no futuro
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
O que os palestinianos nunca aceitaram – um estado independente e soberano ao lado de Israel – é agora reconhecido por Portugal e mais nove países europeus. Que estado é esse, ninguém sabe. Mas o Hamas sabe que, depois do massacre, veio a recompensa.