A Direção-Geral de Alimentação Veterinária identificou a doença em animais oriundos da exploração, já no circuito comercial e pediu a intervenção da GNR.
A GNR apreendeu 11 animais, entre ovinos e caprinos, por brucelose e identificou o proprietário da exploração em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, foi anunciado esta segunda-feira. Fonte da GNR disse à agência Lusa que, numa primeira fase, a Direção-Geral de Alimentação Veterinária identificou a doença em animais oriundos da exploração, já no circuito comercial e pediu a intervenção da GNR em relação aos restantes animais que se encontravam na exploração.
Os 11 animais apreendidos eram os restantes ovinos e caprinos existentes na exploração. No decurso da fiscalização pelo Núcleo de Proteção Ambiental de Torres Vedras da GNR, os militares apuraram que "foi identificada nos animais a doença de brucelose, através do teste sorológico oficial de pesquisa desta doença", refere o comunicado daquela força de segurança.
Além disso, os "animais não possuíam qualquer tipo de identificação, nem a declaração de existência atualizada". A GNR obrigou a exploração a cumprir um conjunto de medidas sanitárias, proibindo a entrada e saída de animais.
Esta força de segurança identificou também um homem, de 55 anos, tendo sido aplicadas contraordenações por não existir declaração de existência atualizada e não identificação dos animais, punível com coima até 3.740 euros. Esta ação contou com a colaboração da Direção-Geral de Alimentação Veterinária.
A GNR alertou que os animais infetados com esta doença podem transmiti-la aos seres humanos através do contacto da pele, sangue, urina ou ingestão de leite cru e os seus derivados, podendo pôr em causa a saúde pública.
Onze animais apreendidos por brucelose em Torres Vedras
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?