NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Empresário Rui Nabeiro, morreu no domingo, aos 91 anos, vítima de doença.
Centenas de pessoas, a maioria funcionários do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, receberam o cortejo fúnebre do empresário Rui Nabeiro na rotunda de entrada em Campo Maior, pouco depois das 10:00, com palmas e muita emoção.
Miguel Baltazar / COFINA MEDIA
No centro da rotunda foi colocado um cartaz com a inscrição "Obrigado, Sr. Rui" e as pessoas que quiseram prestar esta última homenagem na passagem do cortejo fúnebre ladearam a entrada da vila onde o empresário nasceu, no distrito de Portalegre.
Mal o carro funerário entrou na rotunda ouviram-se as palmas da multidão. Com muitas das pessoas vestidas de preto em sinal de luto, as lágrimas foram visíveis em muitos rostos, em especial nos dos funcionários de empresas do grupo identificados por um pin da Delta ao peito.
A carregar o vídeo ...
Populares dizem último adeus a Rui Nabeiro na Igreja Matriz de Campo Maior
O cortejo fúnebre rumou para o complexo fabril do grupo - onde se situam a fábrica Novadelta, o Centro de Ciência do Café e a Adega Mayor - e vai percorrer outras unidades fabris do grupo espalhadas pela vila.
As pessoas que se concentraram na rotunda dispersaram, depois, pela vila e, um pouco mais à frente, no Jardim Municipal, muitos foram os que se posicionaram para assistir novamente à passagem do cortejo, rumo à Igreja Matriz.
Miguel Baltazar / COFINA MEDIA
Numa das pontas do jardim está a estátua do comendador Rui Nabeiro. Na base, a agência Lusa observou várias velas acesas e flores, colocadas por populares, e, nas mãos da escultura que representa o empresário, uma coroa de flores branca.
"Desde ontem [domingo, dia em que o empresário morreu] que as pessoas começaram a meter aí as flores na estátua, até as velhinhas", contou à Lusa Natividade Pereira, de 60 anos, nascida e criada em Campo Maior.
Depois de já ter estado na rotunda, Natividade aguardava no jardim para ver novamente o cortejo fúnebre e recordou à Lusa que conhecia "o senhor Rui desde pequena".
"Os meus pais moraram onde ele vivia, na Praça da República, quando era criança, e lembram-se de o ver descalço muitas vezes", evocou.
Rui Nabeiro, de origens humildes e que veio a tornar-se num dos maiores empresários em Portugal, "sempre foi uma pessoa bem simples", disse a habitante. "Se houvesse mais empresários assim no país era bem bom", argumentou.
No jardim, enquanto esperavam, muitos eram os populares que aproveitavam para tomar um café - da marca Delta - num dos quiosques.
O empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, morreu no domingo, aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"