Sábado – Pense por si

O massacre de Wiriamu

João Pedro George
João Pedro George 21 de janeiro de 2021 às 14:04

Este ensaio faz parte de um livro a publicar pelo autor, na Penguin Random House, até final do ano e que se intitulará "O Império às Costas, Retornados, Racismo e Pós-Colonialismo". Com este trabalho, a SÁBADO inicia uma série “Guerra Colonial: 60 anos, 60 histórias”, que se prolongará até ao final do ano.

A 16 de dezembro de 1972 (um sábado), no distrito de Tete (Moçambique), militares portugueses assassinaram barbaramente centenas de civis moçambicanos. Resguardando-se numa operação militar liderada pela 6.ª Companhia de Comandos da Zona Operacional de Tete – "Operação Marosca" –, levada a cabo no âmbito das chamadas operações de contra-insurreição das forças especiais portuguesas, vários soldados portugueses comportaram-se como facínoras, deixaram-se levar pelo ímpeto dos seus instintos mais baixos e desprezíveis, e cometeram um dos maiores crimes da Guerra Colonial.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?