NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A revelação foi feita esta segunda-feira pelo director clínico do Centro Hospitalar de São João, no Porto, José Artur Paiva
O director clínico do Centro Hospitalar de São João, Porto, disse hoje à Lusa terem sido detectados nos últimos dias nove casos de doentes portadores de bactérias que não estão a responder aos antibióticos e por isso estão em isolamento.
"Em dois dos nove casos essa bactéria está a provocar infecção, mas são infecções que nesta altura parecem não ameaçadoras de vida", esclareceu José Artur Paiva, referindo tratar-se de "infecções da pele e de tecidos moles, nada de grave no sentido de ser ameaçador da vida".
Segundo o director clínico do "São João", trata-se de uma bactéria que habita no nosso tubo digestivo, no intestino, e que faz parte do que se designa de microbioma, ou seja, grupo de bactérias que vive em simbiose com o organismo, mas que "quando exposta a antibióticos estabelece uma modificação e passa a produzir uma enzima nova, que habitualmente não produz".
Estas enzimas, a que se chamam carbapenemases, fazem-na ser capaz de destruir um dos antibióticos mais potentes que existe.
"Foi feito rastreio a todos os doentes que tiveram contacto com os doentes positivos e a situação está nesta altura controlada, embora ainda tenhamos rastreios em curso. Não excluo a hipótese de haver mais alguns casos detectados nestes rastreios que falta ter o resultado. Penso que no prazo de 48 a 72 horas teremos os resultados definitivos", acrescentou.
De acordo com a fonte, foram instituídas as medidas de controlo para estes casos de forma "a manter a continuidade da actividade assistencial do hospital sem pôr em causa a segurança dos doentes".
"Esta situação está a ser acompanhada permanentemente por um grupo de trabalho interno constituído especificamente para o efeito", afirmou.
O Centro Hospitalar de São João já deu conhecimento às estruturas regionais (ARS) e centrais (DGS) do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência a Antimicrobianos.
Nove doentes infectados por bactéria resistente a antibióticos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.