Sábado – Pense por si

"Nós somos o plano B". Jovens em luta pela defesa do planeta

27 de setembro de 2019 às 18:11
As mais lidas

Lisboa é uma das 30 localidades portuguesas onde esta sexta-feira se está a realizar mais uma manifestação no âmbito da greve climática global que está a acontecer em mais de 170 países.

Milhares de pessoas estão concentradas esta sexta-feira no Cais do Sodré, em Lisboa, num protesto em defesa do planeta, assumindo-se como sendo o "plano b" para resolver os problemas do mundo e acusando os decisores políticos terem falhado.

Lisboa é uma das 30 localidades portuguesas onde hoje se está a realizar mais uma manifestação no âmbito dagreve climática globalque está a acontecer em mais de 170 países.

Marcada paras 15h00, a concentração no largo lisboeta do Cais do Sodré conta com milhares de pessoas de todas e idades e variadas nacionalidades, que protestam contra as "políticas falhadas" dos decisores políticos, explicou à agênciaLusaSinan Eden, um dos responsáveis pela organização do evento.

"Nós somos o plano B", declarou àLusa, durante a manifestação cujo slogan mais proclamado é "não há planeta B".

Ao contrário das últimas duas greves que se realizaram em Portugal no passado ano letivo, a de hoje acontece poucos dias depois de ter arrancado o começo das aulas, o que dificultou a mobilização de estudantes, explicou Sinan Eden.

Apesar disso, os jovens continuam a ser a maioria no protesto em Lisboa, que arrancou cerca das 15:30 e que tem como destino final a praça do Rossio, num cortejo que junta jovens de várias idades, idosos, várias famílias, grupos de amigos, pais e filhos.

Em plena campanha eleitoral para aseleições legislativasde 6 de outubro, são também vários os candidatos que marcam presença no protesto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.