O navio vai controlar e resgatar migrantes e contribuir para a prevenção e deteção de crimes, como o narcotráfico, o tráfico de armas ou o tráfico de migrantes.
O navio patrulha costeiro português "Douro" vai participar na operação "Themis", no Mediterrâneo central, contribuindo para o controlo e resgate de migrantes nesta região, anunciou hoje a Marinha.
"Até 31 de julho, o 'Douro', que já se encontra em águas italianas, irá patrulhar as áreas marítimas do Mediterrâneo central, contribuindo para o controlo da rota de migração irregular em direção às fronteiras externas da União Europeia, reforçando as operações de busca e salvamento de migrantes náufragos, para evitar a perda de mais vidas nesta região", refere a Marinha em comunicado.
O navio vai também contribuir para a prevenção e deteção de crimes, como o narcotráfico, o tráfico de armas ou o tráfico de migrantes.
A Operação "Themis" é uma missão de segurança marítima, no âmbito da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), que decorre no Mediterrâneo Central, em coordenação com as autoridades italianas.
"Esta operação conta com a participação de diversos meios navais e aéreos de várias organizações e países da União Europeia, com o objetivo de controlar as fronteiras externas da União Europeia", acrescenta o documento.
A guarnição do navio é constituída por 34 militares comandados pelo primeiro-tenente David Menúrias, contando também a bordo com um inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e um oficial de ligação da Guardia di Finanza, de Itália.
Navio patrulha português participa em missão no Mediterrâneo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.