Sábado – Pense por si

Natal e Ano Novo: Todas as medidas anunciadas em Conselho de Ministros

Teletrabalho obrigatório, encerramento de bares e discotecas e proibição de consumo de álcool na via pública são algumas das medidas anunciadas esta terça-feira pelo Governo.

A poucos dias do Natal, o Governo anunciou novas medidas para as próximas semanas e, perante o agravamento da situação da pandemia em Portugal, será antecipado o período de contenção, em vigor a partir das 00h00 do dia 25 de dezembro. 

Lusa

A partir do dia de Natal, o teletrabalho passa a ser obrigatório e serão encerrados bares, discotecas, creches e ATL. Neste contexto, o Governo promete "apoio à família" e "apoios às empresas". 

A carregar o vídeo ...

 

São também vários os locais e eventos onde será pedido teste negativo à covid-19. Nos estabelecimentos turísticos e alojamento local, casamentos e batizados, eventos de empresas, espetáculos culturais, recintos desportivos (independentemente da lotação e salvo decisão da Direção-Geral da Saúde), restaurantes, casinos e festas de passagem de ano será necessária a apresentação de teste negativo. Em relação aos testes, e face à dificuldade que se tem verificado nos últimos dias, António Costa anunciou que o número de testes gratuitos passará de quatro para seis testes por pessoa. 

A lotação nos estabelecimentos comerciais também sofre alterações, sendo permitida a presença de uma pessoa por cada 5 metros quadrados. 

Na passagem de ano, além da necessidade de teste negativo para eventos, os ajuntamentos de mais de 10 pessoas na rua serão proibidos, assim como o consumo de álcool na via pública. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.