Sábado – Pense por si

"Muito do que está instituído foi posto em causa"

Cátia Andrea Costa 20 de março de 2018 às 20:58

Comissão Técnica Independente recomenda mudanças na organização dos bombeiros, na selecção de efectivos da protecção civil, no Sistema de Gestão de Operações e até no envio de avisos e alertas.

A Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de Outubro considera que a "catástrofe" reforçou o "papel determinante dos corpos de bombeiros no modelo vigente do sistema se protecção civil, que não se esgota no combate às chamas. Deste modo, dizem os investigadores, "torna-se inadiável proceder a uma ponderada e esclarecida análise à respectiva capacidade de resposta, dadas as evidências manifestadas na generalidade dos concelhos do País". Os bombeiros são, em muitos casos, "a única entidade de proximidade no âmbito de protecção e socorro" e a CTI considera que é "imprescindível desenvolver um trabalho de rigorosa identificação do estado actual dos corpos de bombeiros do País".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.