Sábado – Pense por si

Mudança vs continuidade: Rui Rio frente a Montenegro na segunda volta inédita no PSD

Cátia Andrea Costa 12 de janeiro de 2020 às 00:56

Os militantes sociais-democratas deslocaram-se às urnas para escolher o novo líder mas as diretas só se resolvem no próximo sábado, com os candidatos separados por 2.544 votos. Alberto João Jardim impugnou as eleições na Madeira, pedidos repetidos na Madeira e Portalegre.

A luta pela liderança doPSD vai decidir-se entre o atual líder, Rui Rio, e ao antigo líder parlamentar,Luís Montenegro. A contagem dos votos começou com este último na dianteira, depois o presidente social-democrata tomou a liderança, chegou a estar acima dos 50% mas nada ficou resolvido este sábado. Rio alcançou 49,44% nas eleições diretas deste sábado ( mais de 15.301 votos), Montenegro chegou aos 41,26% (12.757 votos) e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais,Miguel Pinto Luz, ficou-se pelos 9,3% (equivalente a 2878 votos). Estes resultados não incluem os votos da Madeira, envolta numa polémica devido aos cadernos eleitorais e ao pagamento de quotas por parte dos militantes. Contabilizaram-se ainda, segundo Nunes Liberato, presidente do conselho de jurisdição nacional PSD, 219 brancos e 141 votos nulos -  votaram 31.306 militantes, num universo de 40.604 inscritos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.