O GivingTuesday foi lançado em 2012, pela Fundação das Nações Unidas e pelo 92StreetY, e conta com o apoio do Leadership Support da Fundação Bill & Melinda Gates.
O movimento solidário GivingTuesday chega a Portugal em 3 de dezembro e pretende apoiar organizações sem fins lucrativos, contrapondo-se ao consumo intenso da Black Friday e do Cyber Monday. Portugal junta-se este ano pela primeira vez ao movimento global de solidariedade GivingTuesday, presente em mais de 60 países, com o objetivo de criar uma onda de generosidade, em que o mote é "Dar para Mudar".
"O que este movimento quer é que no dia 3, isto seja uma loucura de dar, porque dar é mudar. E não é só mudar a nossa vida ou a existência de outra pessoa, é mudar o 'mindset [mentalidade]'", diz em comunicado enviado à Lusa Fernanda Freitas, madrinha do movimento. O movimento acontece exatamente após a Black Friday e o Cyber Monday, dias de grandes níveis de consumo devido à baixa de preços, e tem como base as redes sociais, e as campanhas das organizações sociais serão amplificadas pela 'hashtag' "#darparamudar".
"Há sempre uma causa que nos toca. O movimento GivingTuesday constitui um apelo a agir pela positiva, uma vaga de sensibilização que pretende inspirar Portugal inteiro a apoiar as suas causas de eleição", explicou Sofia Mascarenhas, responsável pela implementação do movimento em Portugal. As campanhas são divulgadas na página do movimento (givingtuesday.pt) e qualquer pessoa pode contribuir.
O GivingTuesday foi lançado em 2012, pela Fundação das Nações Unidas e pelo 92StreetY, e conta com o apoio do Leadership Support da Fundação Bill & Melinda Gates. Em 2018, no Reino Unido, o movimento liderou as tendências na rede social twitter durante todo o dia e nos Estados Unidos da América, foram doados mais de 400 milhões de dólares (362 milhões de euros), para as instituições.
Segundo o GivingTuesday Global, no último ano 82% das instituições utilizaram o movimento para experimentar novas ideias e conceitos.
Movimento solidário chega a Portugal em oposição ao Black Friday
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.