Sábado – Pense por si

Motorista português conhece hoje sentença de acidente de autocarro em França

25 de novembro de 2020 às 07:44
As mais lidas

Acidente provocou quatro mortos e 28 feridos. O motorista foi acusado de homicídio e ferimentos involuntários e o Ministério Público francês pediu três anos de pena suspensa para o réu.

O motorista português que em 2017 estava ao volante de um autocarro de passageiros que se despistou a caminho da Suíça, provocando quatro mortos e 28 feridos, vai conhecer a sentença dos tribunais franceses, esta quarta-feira.

O motorista foi acusado de homicídio e ferimentos involuntários e o Ministério Público francês pediu durante o julgamento, que decorreu no início de outubro, três anos de pena suspensa para o réu.

Segundo as perícias apresentadas em tribunal as causas do acidente foram a velocidade excessiva, problemas mecânicos e a existência de gelo na estrada.

Para além do motorista, duas outras entidades portuguesas se sentaram no banco dos réus: a empresa AngeloTaxi, companhia de transporte de passageiros, e Rota das Gravuras, proprietária do autocarro.

Para cada uma destas duas entidades, o Ministério Público francês pediu 100 mil euros de coima. As duas empresas pertencem ao pai do motorista.

O acidente aconteceu em janeiro de 2017 na Estrada Centro Europa e Atlântico (RCEA), ao nível da localidade de Charolles, no distrito de Saône-et-Loire, uma "estrada reputada como perigosa", disse na altura o prefeito de Saône-et-Loire, Gilbert Payet, em declarações à agência Lusa.

Cerca de 90 bombeiros da região acorreram ao acidente devido à envergadura do desastre. Todos os passageiros eram de origem portuguesa e cinco pessoas ficaram gravemente feridas, incluindo um bebé de 2 anos e o próprio motorista.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!