A coordenadora anunciou em outubro que não pretendia recandidatar-se ao cargo que ocupa desde 2023.
A coordenadora nacional cessante do BE, Mariana Mortágua, disse este sábado esperar que a 14.ª Convenção traga "a mudança que o partido precisa" e, apesar de admitir erros, negou que tenham sido "determinantes", apelando a uma reflexão à esquerda.
Convenção do Bloco de Esquerda com debate sobre erros e futuro políticoVítor Mota
"Acho que o Bloco precisa de uma mudança. Eu espero que esta Convenção seja a convenção da mudança. Tenho a certeza que é a convenção que o BE precisa neste momento", afirmou Mariana Mortágua, à entrada da 14.ª Convenção Nacional, que decorre no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.
A coordenadora, que em outubro anunciou que não pretendia recandidatar-se ao cargo que ocupa desde 2023, admitiu erros durante o seu mandato mas considerou que "muito provavelmente não foram determinantes para uma coisa que é muito maior do que nós" que é "o poderosíssimo avanço da direita e das suas ideias".
"Se me pergunta se a minha direção e se o meu mandado foi capaz de combater esse avanço da extrema-direita, não, não foi", reconheceu.
Neste contexto, Mortágua considerou que o partido "precisa de mudar, precisa de refletir e esta convenção serve para isso".
Além do BE, toda a esquerda que "está hoje muito fragilizada", tem que "hoje que refletir, que pensar, que discutir abertamente sobre o que fez bem, sobre o que fez mal, sobre o contexto em que vive e quais são as condições da mudança que Portugal precisa".
Na ótica de Mortágua, "a esquerda tem que ir ao debate das ideias".
"Estamos a perder a batalha das ideias. A batalha ideológica mesmo. A direita tem um poder ideológico hoje em Portugal fortíssimo. E a esquerda tem que ir a esse combate", considerou.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Depois do sobressalto inicial, discute-se quem está e quem não está à mesa das negociações e diz-se que sem europeus e ucranianos não se pode decidir nada sobre a Europa ou sobre a Ucrânia.