Sábado – Pense por si

Mariana Mortágua não se irá recandidatar à liderança do Bloco de Esquerda

Luana Augusto
Luana Augusto 25 de outubro de 2025 às 13:21
As mais lidas

Coordenadora defende que o partido não foi capaz de "gerar um novo impulso político e eleitoral".

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, anunciou na manhã deste sábado (25) que não se irá recandidatar à liderança do partido. O anúncio foi feito através de uma carta enviada aos militantes do Bloco de Esquerda.

Hugo Delgado/LUSA_EPA

"Comunico-vos que decidi não me candidatar a um novo mandato de coordenadora do Bloco de Esquerda", escreveu Mariana Mortágua.

Na mensagem, a atual coordenadora considerou que o partido não foi capaz de "gerar um novo impulso político e eleitoral" e recordou que quando foi eleita, há dois anos e meio, "conhecia as difíceis condições políticas da esquerda e do partido".

“A direção por mim encabeçada foi incapaz de inverter a excessiva centralização da estrutura do Bloco [de Esquerda] e gerar um novo impulso político e eleitoral. Bem sabemos das empenhadas campanhas de ódio dos nossos adversários, mas o certo é que não conseguimos neutralizá-las”, lamentou.

Mortágua, defendeu também que "depois do colapso da maioria absoluta do PS e com o reforço da direita e da extrema-direita era preciso encontrar outros caminhos", objetivo esse que, na sua opinião, "não foi cumprido".

Além disso, apontou que não só houve uma "redução do espaço eleitoral do Bloco [de Esquerda]", como também "a renovação que então fizemos não se revelou suficiente para relançar a nossa intervenção social".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!