Sábado – Pense por si

Mariana Mortágua analisada à lupa. O que dizem peritos em comunicação?

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 24 de fevereiro de 2023 às 20:00

Ganhou fama no parlamento como deputada assertiva, mas falta-lhe a empatia. Especialistas em comunicação analisam o bom e o mau da provável líder bloquista.

Perguntas assertivas, sorriso irónico, mãos no rosto numa comissão de inquérito à banca. Sempre de All Star e blazer, num porte descontraído. E de gola alta no palanque da Assembleia da República, gesticulando e debitando um discurso anticorrupção fiscal. Conhecemos esta imagem de Mariana Mortágua, e agora que é apontada como sucessora de Catarina Martins na liderança do Bloco de Esquerda, quisemos saber até que ponto a personalidade da deputada moldará a coordenação do partido. A SÁBADO pediu a um politólogo, a um especialista em comunicação política e a outro em comunicação não verbal para analisarem Mariana Mortágua. Todos chegaram à mesma palavra: novidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.