Sábado – Pense por si

Morreu o jornalista e poeta Afonso Cautela aos 85 anos

O funeral realiza-se sábado, pelas 14h30, no cemitério de Oeiras.

O jornalista e poeta Afonso Cautela, que desempenhou funções em jornais comoO SéculoeA Capital,morreu esta sexta-feira, em Lisboa, aos 85 anos.

Afonso Cautela, natural de Ferreira do Alentejo, contribuiu, nos anos 1950, para a publicação dos jornaisA Escola NovaeO Pintassilgo,bem como o suplemento culturalÂngulo das Artes e das Letras, integrado no quinzenárioA Planície.

Em 1965, já em Lisboa e depois de uma carreira ligada ao ensino, dedica-se novamente ao jornalismo, passando pelos jornaisRepública(1965-1968),O Século(1972-1977) ouA Capital(1982-1996), onde assinou a "Crónica do Planeta".

Afonso Cautela foi ainda fundador do Movimento Ecológico Português, onde criou e dirigiu o jornal Frente Ecológica.

Como poeta, publicou obras comoEspaço Mortal (1960) ouO Nariz(1961).

O corpo de Afonso cautela estará em câmara ardente, a partir das 18h, na Igreja da Figueirinha, em Oeiras.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As polémicas escutas

As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome