Sábado – Pense por si

Morreu José Guilherme, o homem que deu €14 milhões a Ricardo Salgado

CM 22 de agosto de 2024 às 11:23
As mais lidas

Construtor da Amadora terá morrido esta noite.

Morreu na noite desta quarta-feira o construtor civil José Guilherme, sabe oCorreio da Manhã. O construtor da Amadora ficou conhecido por ter dado 14 milhões de euros ao antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES).

José Guilherme
José Guilherme

Ricardo Salgado, que liderou o BES durante 22 anos, acabou por justificar tal quantia ao Banco de Portugal com a figura jurídica de liberalidade, que diz respeito a uma oferta.

Quando foi ouvido no processo Monte Branco, Salgado disse que este dinheiro foi uma compensação do construtor, por conselhos de investimento que lhe dera como amigo. Recomendou-lhe que investisse em Angola.

O também empresário disse que perdeu 25 milhões de euros com a resolução do BES pelo Banco de Portugal. Quando foi conhecida a prenda de 14 milhões de euros, José Guilherme foi chamado a prestar declarações na comissão de inquérito ao caso BES, mas alegou razões profissionais e de saúde e o facto de estar em Angola, para não estar presente.

José Guilherme foi suspeito de pagar alegadas comissões de 2,25 milhões de euros aos banqueiros António Tomás Correia e Ricardo Salgado, entre junho de 2006 e março de 2007.

Em atualização

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.