O primeiro-ministro reforçou que a questão do suplemento de risco pedido pelos sindicatos da PSP e GNR é responsabilidade da ministra da Administração Interna.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou esta quinta-feira,23, em Braga, o "empenho máximo" do Governo na melhoria das condições das forças de segurança, incluindo as carreiras e remunerações.
FILIPE AMORIM/LUSA
Falando durante uma visita ao 'stand' da PSP no Fórum Braga, no âmbito da Semana da Economia, Montenegro alertou, no entanto, que é preciso ter em conta as contingências económico-financeiras do país.
"[Prometemos] Empenho máximo na melhoria possível das condições de trabalho, das condições operacionais, das condições físicas propriamente ditas e também das condições de carreira e remuneração. Estamos empenhadíssimos em poder fazer o maior esforço possível dentro do contexto das contingências económicas e financeiras do país e vamos conseguir", salientou.
Sobre o aumento de 600 euros do suplemento de risco pedido pelos sindicatos da PSP e GNR, Montenegro disse que essa é uma questão que será negociada pela ministra da Administração Interna.
"Não vamos fazer essa negociação aqui", respondeu aos jornalistas.
O primeiro-ministro sublinhou que é preciso tornar mais atrativa a carreira das forças de segurança, para haver maiores níveis de recrutamento.
"Hoje, é um grande problema que nós temos, estamos com dificuldades em atrair e reter, há muitos agentes que, entretanto, arranjam outras saídas profissionais e acabam por ir embora", declarou.
Montenegro manifestou o empenho do Governo em "continuar a valorizar a segurança, num contexto em que é preciso garantir os direitos das pessoas, garantir a tranquilidade e ver a segurança como um dos principais ativos económicos do país".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres