Médico que faleceu estava internado nos cuidados intensivos do Hospital de São José há 40 dias. Tinha 68 anos.
O Ministério da Saúde lamentou hoje a morte de um médico com covid-19 no Hospital de São José, em Lisboa, e endereçou os votos de pesar à família e amigos deste profissional.
Numa nota publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o ministério de Marta Temido indica que o falecimento deste clínico, na sequência de infeção pelo novo coronavírus, ocorreu "ao início da noite de quarta-feira, dia 17 de junho, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, EPE".
O médico que faleceu estava internado nos cuidados intensivos do Hospital de São José há 40 dias e tinha 68 anos.
Também a Ordem dos Médicos (OM) já manifestou hoje o seu pesar pela morte deste profissional de saúde e endereçou as condolências à família.
"Que honremos todo o seu esforço e dedicação aos doentes continuando todos nós, como profissionais e como sociedade, a enfrentar esta pandemia com responsabilidade, seriedade e com todos os meios necessários ao nosso alcance", escreve o bastonário da OM, Miguel Guimarães, na nota.
Este é o primeiro caso conhecido da morte de um médico por covid-19 desde o início do surto em Portugal.
A notícia da morte do médico, que tinha sido inicialmente avançada pelo jornal Público, dava conta que o clínico, que terá sido infetado por um colega, era especializado em medicina geral e familiar e colaborava com a equipa de gastroenterologia do Hospital Curry Cabral.
O Público refere ainda que este profissional de saúde "não teria fatores de risco associados".
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 450 mil mortos e infetou mais de 8,4 milhões de pessoas em todo o mundo.
Em Portugal, segundo o último boletim epidemiológico divulgado, morreram 1.524 pessoas das 38.089 confirmadas como infetadas.
Ministério da Saúde lamenta morte de médico com Covid-19
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.