Sábado – Pense por si

Meia centena protesta em Lisboa contra demolições de habitações precárias

A ação de protesto foi convocada pelo movimento Vida Justa.

Perto de meia centena de pessoas manifestaram-se este sábado em frente à Assembleia da República para exigir habitação digna e o fim das demolições de casas ilegais e precárias, que estão a ocorrer na Área Metropolitana de Lisboa.

A ação de protesto foi convocada pelo movimento Vida Justa, que tem acompanhado às várias ações de despejo e demolição de habitações precárias, a maior parte abarracadas.

"Moradia não é um privilégio, é um direito" ou "queremos condições de habitação", são alguma das mensages que se podem ler em algumas tarjas colocadas em frente à escadaria do parlamento.

No protesto, que junta cerca de 50 pessoas e que decorre de forma pacífica, encontram-se moradores de bairros precários e ilegais dos concelhos de Loures, Amadora, Almada e Seixal.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.