Sindicato alerta para a insuficiência e envelhecimento dos profissionais do quadro clínico.
O Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) alertou, esta quarta-feira, para a rutura iminente no serviço de Neonatologia da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, devido à insuficiência e envelhecimento dos profissionais do quadro clínico.
A vice-presidente do sindicato Vitória Martins revelou à agênciaLusaque a escala de abril da urgência do serviço de cuidados intensivos de neonatologia não "está completa".
"Os médicos dispensados de fazer urgência devido à idade têm garantido o serviço nos últimos tempos, mas atingiram um grau de exaustão e já não conseguem continuar a assegurar o serviço", explicou.
A dirigente sindical acrescentou ainda que a saída de um médico do quadro veio tornar a situação "crítica", pelo que o SMZC exige uma intervenção urgente da ministra da Saúde, que foi informada da situação no dia 08.
Segundo afirmou, todos os profissionais existentes estão a fazer "muito acima das 200 horas extraordinárias permitidas por lei, o que se traduz num grau severo de exaustão".
A vice-presidente do SMZC frisou que não se pode continuar a garantir o funcionamento da Unidade de Neonatologia, caso não se verifique contratação urgente de um neonatologista.
"É urgente a intervenção da ministra da Saúde neste problema, uma vez que a contratação em situação excecional tem de passar por aprovação nos ministérios da Saúde e das Finanças", acrescentou Vitória Martins.
A dirigente sindical referiu ainda que, nos próximos dois anos, "é necessário planear a contratação de três pediatras para formação em Neonatologia, que se realiza após dois anos de efetiva atividade em horário completo em Unidade de Neonatologia, o equivalente a um ciclo de estudos especial".
Na Maternidade Bissaya Barreto, que efetua 2.500 partos por ano, o Serviço de Neonatologia recebe grávidas com risco de parto prematuro a partir das 24 semanas.
Médicos alertam para rutura na Neonatologia da Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.