Sábado – Pense por si

“Maus-tratos ainda são uma prática frequente” nas prisões portuguesas, diz relatório

Luana Augusto
Luana Augusto 13 de dezembro de 2023 às 19:12

Comité Europeu para a Prevenção da Tortura visitou em 2022 alguns estabelecimentos prisionais. No seu relatório sublinha alguns exemplos de maus-tratos que terão sido praticados pelas autoridades portuguesas.

Chapadas, socos, golpes com bastão, pontapés no corpo e ameaças. Estas são apenas algumas das queixas mais frequentes dos prisioneiros acerca do comportamento dos agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR) e que não têm sofrido qualquer alteração ao longo dos anos. Esta é uma conclusão tirada pelo Comité Europeu para a Prevenção da Tortura (CPT) que entre os dias 23 de maio e 3 de junho de 2022 ouviu vários reclusos, durante a 12.ª visita dos seus membros a Portugal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.