Sábado – Pense por si

Matos Fernandes: Um ministro invulgar e um "rapaz bem resolvido"

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 15 de junho de 2018 às 18:00

Tem pastas pesadas, mas lida bem com a pressão. Pertence ao Grande Lobby dos Carecas do Porto. Matos Fernandes é o ministro mais bem-humorado do Governo - embora não pareça.

"Olá, eu sou o Matos Fernandes e estou esfomeado": o ministro do Ambiente apresenta-se assim, antes de entrar para o carro que o levará para Évora na tarde de dia 4. Às duas, já está atrasado, e a culpa foi do primeiro-ministro, que estendeu a reunião no Terreiro do Paço, antes da partida. Mas embora a abordagem pareça informal para quem não o conhece, poderia sê-lo mais. É que João Pedro Matos Fernandes até costuma dizer que é mais um membro do Grande Lobby dos Carecas do Porto no governo – o GLCP (disclaimer: sigla de criação livre, não usada pelo ministro), que inclui ainda Augusto Santos Silva, nos Negócios Estrangeiros (que é casado com uma irmã de uma tia) e Azeredo Lopes, na Defesa (outro velho amigo e ex-chefe de gabinete de um outro grande amigo, o presidente da câmara do Porto Rui Moreira – que o Porto afinal é mesmo pequeno).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.